Jardins verticais

Confira nesta matéria, uma ideia ampla de como os jardins verticais mudam o ambiente - e com algumas imagens de diferentes tipos de ambientes, aproveite para renovar e inovar o seu espaço 

A moda agora é "verticalizar" de diversas formas, e a grande justificativa dessa ação é "pela limitação de espaço" - perceba que cada vez mais, dezenas de prédios são construídos de forma rápida e simultânea ao longo das cidades do mundo todo. Utilizando de um "trocadilho", dessas grandes metrópoles, encontramos "50 tons de cinza" por toda sua extensão; prédios com suas fachadas que vão gradualmente do branco ao preto, expressando modernidade arquitetônica revolucionária pelas cidades, ficando cada vez mais evidente que o verde perde espaço para esses arranha-céus.

Pois bem, crescimento urbano, aumento da densidade populacional, aumento do número de veículos, tudo, obrigando de certa forma a grande parte das pessoas a trazerem o verde para dentro de suas vidas, para dentro de suas casas, suas empresas - ou seja, verdejar seus ambientes. E mais ainda, seria comodo dizer que assim como vivenciamos a verticalização das cidades, vivenciamos também a verticalização do verde nos ambientes; em outras palavras elaborar projetos com o desejo de trazer o verde para dentro do ambiente e ao mesmo tempo (dependendo da situação) verticalizar esse projeto seria um grande desafio se não fosse a ideia do paisagismo vertical. Conhecidos também como  jardins verticais, paredes ecológicas, paredes verdes, quadros verdes ou paredes vivas,  são várias opções de nomes que caracterizam um tipo de jardim, mas com técnicas diferenciadas.

Jardim vertical de Patrick Blancem Lisboa
Uma curiosidade sobre o assunto é sobre um botânico francês chamado Patrick Blanc, considerado o "pai dos jardins verticais" e que teve uma ideia revolucionária de implantar jardins verticais em fachadas e paredes de vários edifícios espalhados por todo o mundo, criando verdadeiras "obras de arte com vida". Estes jardins alteram a paisagem cinza de ruas e prédios, promovendo vida, cor e interando  as pessoas com a natureza. Genial não? E ainda, os mesmos jardins verticais deste botânico podem ser instalados tanto em áreas internas como externas. Vale a pena conferir um pouco das realizações pelo mundo deste respeitado profissional.

Ter um jardim vertical não é um grande segredo; existem mil opções de ideias disponíveis que podem ser realizadas com os mais diversos tipos de materiais: para projetos mais simples existem vasos meia-lua de cerâmica ou fibra de coco, treliças e até mesmo garrafas pets. Em projetos mais elaborados são utilizados blocos pré-moldados, técnicas wall green,  green wall ceramic ou feltro especial, e que ainda, dispõem de sistemas de irrigação e drenagem automatizados, e geralmente são realizados em grandes extensões de muros, paredes e fachadas de prédios.

Existem até mesmo aqueles painéis de madeira que dispõem de suportes para apenas encaixar vasos, enfim, para cada condição e disposição do ambiente, existe uma forma de implantar um jardim vertical, seja ele mais simples ou mais elaborado.

De fato, os jardins verticais constituem verdadeiras obras de arte, dependendo da sua dimensão. Mas aqui, a ideia é explorar todos os locais, mostrando a você que é possível ter um projeto desses em seu espaço. O mais importante é que o ambiente atenda à todas as necessidades para ser implantado um jardim vertical e garantir o bom desenvolvimento das plantas e a tranquilidade em mantê-las sempre bonitas e saudáveis.

O tamanho do espaço, também não é mais problema; são tantas ideias de como você pode ter um jardim vertical no seu ambiente, seja ele em um canto especial da sala, na sacada do apartamento, na cozinha, no corredor, no escritório, na área da piscina, entre outros; o importante é que tanto o espaço escolhido quanto o tipo de técnica aplicada, não atrapalhem um ao outro; em outras palavras, é necessário que por exemplo, no caso de irrigação e drenagem, o piso não fique molhado, as paredes não criem fungos e mofos, as plantas não sofram com o tipo de ambiente, portanto, a consulta de um bom profissional é essencial para este tipo de execução de serviço.


Um jardim vertical pode ser composto por plantas de mesma espécie ou de espécies variadas; isso, como já foi dito, vai depender dos fatores ambientais, pois algumas plantas se desenvolvem melhor em ambientes mais claros, outras em ambientes mais escuros, assim como as mesmas podem ou não suportarem a luz direta do sol ou a ausência do mesmo. Plantas como samambaias, orquídeas, algumas espécies de bromélias, peperômias, heras, lírios da paz e algumas espécies de begônias, tem o seu bom desenvolvimento em ambientes com certa claridade assim como em ambientes mais sombreados; geralmente essas plantas também podem ser cultivadas em interiores, já que tem como habitat natural os bosques ou são protegidas do sol pela copa das árvores, lembrando que mesmo assim, a claridade ainda é uma exigência, mesmo que seja minima para as plantas. Já outras tem um ótimo desenvolvimento em áreas com a luz direta do sol.

Além do fator luminosidade e temperatura que são fundamentais para o bom desenvolvimento das plantas e garantia de um belo jardim vertical, o profissional não deve se esquecer de que a irrigação e a adubação também são fundamentais para a saúde das mesmas.

E por fim, selecionamos algumas imagens de projetos criativos de diferentes tipos de jardins verticais; lembrando que o mais importante é a orientação de um profissional para realização deste projeto: é ele quem terá conhecimentos técnicos e botânicos para garantir um jardim vertical bonito, saudável  e projetado sob medida para transformar o seu ambiente.

Inspirem-se para dar um toque especial ao seu ambiente - renove e inove seu espaço
Bio Natusflora - Essencialmente verde - alto padrão em jardins

Contatos e orçamentos: bioflorapaisagismoejardinagem@gmail.com ou pelo telefone de nosso escritório (12)39051797

Confiram ideias e projetos incríveis para renovar e inovar seu espaço:




























































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário